sexta-feira, janeiro 08, 2010

Literatura de Banheiro: uma história pra preservar..


Após sucinta apresentação das colaboradoras desse blog, cremos ser nosso dever explicar as nossas intenções com o blog “Leitura de Banheiro”. Como puderam perceber, somos três alunas do curso de Letras, que nos deparamos com um novo tipo de Literatura muito comum em nosso meio acadêmico, porém que sofre muitos preconceitos. E resolvemos dar valor à essa expressão artística, tão digna como qualquer outra: as frases de banheiro.


Tido por alguns como atos de vandalismo, pichação e falta de respeito, a Leitura de Banheiro (que agora trataremos com LdB) nada mais é que a forma mais autêntica e sincera de expressão de um artista. É uma literatura marginalizada e odiada pelas faxineiras. Essa visão fechada é resultado da imposição da cultura da classe dominante, que faz com que pessoas oriundas das classes populares sejam obrigadas a adequar-se a uma determinada cultura, mesmo que não se identifiquem com ela, desprezando assim novas formas artísticas.


As pessoas precisam reconhecer variados meios de comunicação e a LdB é um deles, bastante difundido por todo nosso país, quiçá no mundo. Há relatos da existência da LdB desde os primórdios. Quando o primeiro banheiro surgiu, já foi feito juntamente as anotações de seu próprio criador em suas paredes. Logo em seguida, as pessoas desconheciam a real função do banheiro, mas sempre que entravam naquela cabine, redigiam frases e comentários. Assim, a LdB foi se tornando tradicional e um meio de difusão de crenças, expansão do pensamento e descarga das revoltas diárias.


Atualmente, as pessoas reconhecem a real função do banheiro, porém aquela escrita de antigamente continua nos genes do ser humano que, quando não é podado, rende-se à tentação de se aliviar e expressar na cabine. Com isso, unimos o útil ao agradável, visto que cada pessoa pode se divertir e ocupar seu tempo ocioso enquanto usa o banheiro


E por isso tudo, somos a favor da inserção da LdB no ensino brasileiro. Por serem abordados somente os clássicos literários, alunos perdem o prazer de ler, por se tratarem de obras que possuem um linguajar complexo e fora da realidade de nosso país. Isso cria um desinteresse compreensível entre os alunos. Através da LdB, os alunos poderão se ver na escola como autores e leitores de algo que condiz com a realidade. Além disso, lembremos do que dizem nossos linguistas sobre não termos preconceito linguístico algum! E porque deveríamos ter o literário?


Devemos deixar claro que a literatura clássica também é de extraordinária importância para o ensino. Apenas acreditamos que a união de estilos enriquece o conhecimento e cultura de qualquer pessoa.


Sejam bem-vindos à mais pura e antiga das artes: A Literatura de Banheiro!


Texto por: Lívia e Isabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário