terça-feira, abril 19, 2011

Mais do que simples palavras


Após um longo período de certa desativação de nosso LdB, gostaríamos primeiramente de pedir desculpas a vocês, leitores assíduos dessa Literatura e de nossas críticas.
Estivemos passando por um processo de reestruturações teóricas que influenciou e muito a nossa prática. Revisitamos nossa proposta inicial, percebendo que mais do que uma qualidade quantitativa, precisávamos priorizar o qualitativo.

Seguindo já esse viés, apresento-lhes uma fotografia da porta de um dos boxes de um dos banheiros femininos da Faculdade de Educação da UFMG (FaE/UFMG).
A Faculdade de Educação é reconhecida entre os inúmeros estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais por suas imensas contraditoriedades. De um lado um conceito superior de ensino; do outro professores com práticas questionáveis (mas claro, sempre há excessões, afinal, toda regra tem excessão).
Enfim, como a vida é feita de contradições, antíteses e paradoxos infindáveis (resultados inclusive da ação paradoxal humana), esses versos vêm justamente reiterar a necessidade de exemplos para as práticas docentes. Não basta haver discursos teóricos maravilhosos se não estão aliados a uma atitude coerente com seus ideiais e utopias.
Enfim, nós, críticos da nossa querida Literatura de Banheiro (LdB) apoiamos pensadores que não só pensam, mas que também agem em função de uma melhoria educacional e social.