sexta-feira, janeiro 15, 2010

Chega de noites solitárias!


Está cansado de passar as noites abandonada? Procurando uma pessoa legal que possa diverti-la? As férias estão melancólicas e cinzas, por falta de uma companhia? Isso não é mais um problema. Como podem ver, a LdB além de ser altamente instrutiva, promove a união entre pessoas, a socialização. Mas, estou falando só para as meninas. Restrição deixada pela autora.


É notório que esse anúncio (também encontrado em uma cabine da Fale) não segue o padrão que encontramos em jornais (abreviaturas, por exemplo). Prova de que a LdB é inovadora, ultrapassa as fronteiras do esperado, do lugar comum da literatura. Isso corrobora com a teoria não-egoísta de que ela não é somente rica, como também enriquecedora.


Aproveito para pedir perdão. Mas eu percebo que perdi meu arquivo de fotos da LdB. É um fato triste, mas a literatura é marcada por episódios assim: a Biblioteca de Alexandria que se extinguiu em meio ao fogo, ou até mesmo as obras transcritas por Terêncio (Publius Terentius Afer) que se perderam em um naufrágio. O meu ensejo não foi tão violento, mas nem por isso é menos grandioso; é o mal da vida moderna: a formatação. E por isso tudo, peço paciência. Tentarei procurar novas coisas com minhas colaboradoras (Isabela e Barbarela – para rimar). Enquanto isso, podem nos ajudar mandando fotos ou relatos para os nossos e-mails: livpimenta@hotmai.com ou ibelafreitas@hotmail.com. Só devo pedir que como assunto coloquem LdB e, além disso, envie seus dados (para que possamos dar os créditos) e informações sobre o banheiro em que foi coletada a obra de arte.


Até breve, assim espero!

quinta-feira, janeiro 14, 2010

NÃO à pintura de banheiro!


Eu ia pedir desculpas pela demora para começar a postar. Mas como ninguém lê o blog ainda, guardarei as desculpas para depois.

E vamos à primeira foto! Um protesto contra pinturas de cabines de banheiro: Para que possam ver que muitos apoiam nossa causa. Foto tirada em algum banheiro da Fale. Não me lembro exatamente qual. Com o retorno das aulas eu prometo procurar e contar (se não tiverem pintado as portas).

Legenda tosca feita por mim, no paint, para quem tem dificuldade de ler na própria foto. (
E basta clicarem nela para que amplie!)


Claro, que é muito importante que eu relembre que manifesto é um gênero literário muito respeitado. E não seria diferente nos banheiros!



sexta-feira, janeiro 08, 2010

Literatura de Banheiro: uma história pra preservar..


Após sucinta apresentação das colaboradoras desse blog, cremos ser nosso dever explicar as nossas intenções com o blog “Leitura de Banheiro”. Como puderam perceber, somos três alunas do curso de Letras, que nos deparamos com um novo tipo de Literatura muito comum em nosso meio acadêmico, porém que sofre muitos preconceitos. E resolvemos dar valor à essa expressão artística, tão digna como qualquer outra: as frases de banheiro.


Tido por alguns como atos de vandalismo, pichação e falta de respeito, a Leitura de Banheiro (que agora trataremos com LdB) nada mais é que a forma mais autêntica e sincera de expressão de um artista. É uma literatura marginalizada e odiada pelas faxineiras. Essa visão fechada é resultado da imposição da cultura da classe dominante, que faz com que pessoas oriundas das classes populares sejam obrigadas a adequar-se a uma determinada cultura, mesmo que não se identifiquem com ela, desprezando assim novas formas artísticas.


As pessoas precisam reconhecer variados meios de comunicação e a LdB é um deles, bastante difundido por todo nosso país, quiçá no mundo. Há relatos da existência da LdB desde os primórdios. Quando o primeiro banheiro surgiu, já foi feito juntamente as anotações de seu próprio criador em suas paredes. Logo em seguida, as pessoas desconheciam a real função do banheiro, mas sempre que entravam naquela cabine, redigiam frases e comentários. Assim, a LdB foi se tornando tradicional e um meio de difusão de crenças, expansão do pensamento e descarga das revoltas diárias.


Atualmente, as pessoas reconhecem a real função do banheiro, porém aquela escrita de antigamente continua nos genes do ser humano que, quando não é podado, rende-se à tentação de se aliviar e expressar na cabine. Com isso, unimos o útil ao agradável, visto que cada pessoa pode se divertir e ocupar seu tempo ocioso enquanto usa o banheiro


E por isso tudo, somos a favor da inserção da LdB no ensino brasileiro. Por serem abordados somente os clássicos literários, alunos perdem o prazer de ler, por se tratarem de obras que possuem um linguajar complexo e fora da realidade de nosso país. Isso cria um desinteresse compreensível entre os alunos. Através da LdB, os alunos poderão se ver na escola como autores e leitores de algo que condiz com a realidade. Além disso, lembremos do que dizem nossos linguistas sobre não termos preconceito linguístico algum! E porque deveríamos ter o literário?


Devemos deixar claro que a literatura clássica também é de extraordinária importância para o ensino. Apenas acreditamos que a união de estilos enriquece o conhecimento e cultura de qualquer pessoa.


Sejam bem-vindos à mais pura e antiga das artes: A Literatura de Banheiro!


Texto por: Lívia e Isabela

quinta-feira, janeiro 07, 2010

Bula


1) Nome: Lívia Martins Pimenta Silvério

2) Apelidos: kei, pontinho vermelho, liv, Éris, Miraluka (só pro Danilo), Livinha, Pimentinha, Shiryu (só pro Marlon e Marcus)...

3) Data de nascimento: 10/04/87

4) Cidade Natal: Belo Horizonte

5) O que faz vida? Estudante de Letras (Português – Latim) na UFMG; e jogo nas horas livres :D

6) Estado civil: Solteira

7) Bordão: “To com fome” já foi meu bordão. Mas acho que perdeu lugar para o “Quero jogar”.

8) Furos nas orelhas: 6. 4 na esquerda e 2 na direita.

9) Piercings: Agora só no umbigo. Mas o meu do freio vai voltar em breve.

10) Tatuagens: Dragão nas costas e pimenta na virilha.

11) Lugares para onde já viajou: Nossa... vou colocar o que lembro: MG (Caputira, Manhuaçu, Matipó, Paineiras, Abaeté, Caxambu, São Tomé das Letras, Barbacena, Alfredo Vasconcelos, Três Corações, Três Marias, Lambari, Tiradentes, Ouro Preto, Divinópolis, Florestal, Nova Serrana, etc). RJ (Rio de Janeiro, Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Macaé, Barra de São João). SP ( São Paulo, Ilha Bela, Bragança Paulista). ES (Guarapari, Nova Almeida, Vitória). PR (Curitiba, Foz do Iguaçu). SC (Balneário do Comboriu, Florianópolis, Blumenau). Paraguai (Ciudad del Este). Argentina (Puerto Iguazú).

12) A melhor história de um dia que tenha ficado bêbado: Uma vez, na casa de uma amiga (a Carol) em que achamos que um amigo (Rodrigo) estava morto e planejamos como seria a melhor forma de nos livrar do corpo. Só não o jogamos da janela porque a Carol falou que quebraria o abajur dela e ele acordou antes de uma solução.

13) Sonho de consumo: Tantos... Um Wii, PSP, Xbox, um carro, um apartamento, um mac...

14) Já chorou por alguém? E quem não chorou?

15) Eu nunca: Bebi tanto a ponto de perder a memória.

16) Peixe ou carne? Carne. Mal passada, por favor.

17) Prato preferido: Massas em geral.

18) Culinária: Italiana, Japonesa, Chinesa, Mineira e Árabe. Não nessa ordem... Ah! Fast food :P

19) Bebida preferida: Depende tanto da situação... Acho que fico entre a cerveja e vinho (suave).

20) Cerveja preferida: Bohemia... Ah. Ok: vou ser sincera. Eu sempre prefiro a Skol pelo preço :P

21) Um objeto: Meu DS...

22) Banda preferida: Ramones... Nacional é Carbona.

23) Álbum preferido: Ramones: Halfway to sanity / Carbona: Back to Basics

24) Música preferida: Ramones: Bye Bye Baby / Carbona: 43

25) Peça de roupa preferida: Jeans

26) Metade cheio ou Metade vazio? Metade cheio.

27) Lençóis de cama lisos ou estampados? Lisos.

28) Filme preferido: De Volta para o Futuro.

29) Flor preferida: Copo de Leite

30) Livro preferido: Ai! Difícil. Ok... Dom Casmurro (porque foi esse o livro responsável por me fazer apaixonar pela literatura).

31) Escritor preferido: Outra coisa difícil. Podem ser 3? Machado de Assis, Guimarães Rosa e Ovídio.

32) Refrigerante: Depende da época. Às vezes Sukitas (uva e laranja), às vezes Soda.

33) Qual a figura do seu mouse-pad? Quando eu uso um mouse, costumo usá-lo na perna.

34) Qual seu wallpaper? Agora é do Snoopy :D

35) Videogame preferido: Sempre serei uma nintendista! Qualquer um da nintendo.

36) Jogo preferido: Nossa... Estou alucinada com Phoenix Wright, Zelda, AMO Super Mário (Mario Kart também)... Tão difícil escolher. Ah! MMO sempre irei preferir o bom e velho UO!

37) Quantas vezes você deixa tocar o telefone antes de atender? O mínimo possível.

38) Mulher bonita: A Ay! ^^

39) Homem bonito: Michael J. Fox =)

40) Pior sentimento do mundo: Angústia.

41) Melhor sentimento do mundo: Felicidade.

42) O que uma pessoa não pode ter pra ficar com você? Burrice.

43) E o que precisa ter? Bom senso.

44) Qual o primeiro pensamento ao acordar? “nããããão”

45) Se pudesse ser outra pessoa, quem seria? Qualquer rico excêntrico.

46) Algo que você nunca tira? Normalmente não gosto de tirar meu colar. Só quando precisa MESMO.

47) O que é que você tem debaixo da cama? 3 Gavetas. BEM cheias.

48) Qual livro está lendo? “O livro de uma sogra” Aluísio de Azevedo.

49) Uma saudade: Minha adolescência.

50) Sua melhor característica: Paciente.

51) E a pior: Teimosa.

52) Não vive sem: Minhas lentes.

53) Recado final: Aproveitem essa literatura tão discriminada. E contribuam.